quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Coleção Garcia Márquez, 11 livros da incrível coleção do escritor que entrou para a história da literatura mundial.

Gabriel José García Márquez é  escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o Prémio Internacional Neustad de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente no México. É pai do cineasta Rodrigo García.
Em abril de 2009 declarou que se aposentou e que não pretendia escrever mais livros. Essa notícia viu-se confirmada em 2012, quando o seu irmão, Jaime Garcia Márquez, noticiou que foi diagnosticada uma demência a Gabriel Garcia Márquez e que, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever.

Entre os livros de Garcia, esta o aclamado Cem Anos de Solidão,
que foi vencedor do premio Nobel. O livro  traz a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária.

A baixo preparei uma lista com 10 livros de Garcia Márquez, ele tem muito mais livros, que estarei divulgando aqui com o passar do tempo. enquanto isso, vão lendo esses.

  1. O amor nos tempos de cólera 



Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. O idílio dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. O amor, porém, persiste e dura a vida inteira. Nesta fábula de realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.
  1. . Crônica de uma morte anunciada



Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida. Em que e em quem acreditar?

1.      Memória de Minhas Putas Tristes


Primeira obra de ficção de Gabriel García Márquez em dez anos, "Memória de Minhas Putas Tristes" é uma jóia narrativa. Lançado mundialmente em espanhol no final de 2004, o romance já ultrapassa 1 milhão de exemplares vendidos e chega ao Brasil com tradução de Eric Nepomuceno - vencedor do Jabuti 2004 pela tradução de "Viver para Contar".

1.      Ninguem escreve ao coronel

Volume narra o drama de um coronel que aguarda uma carta que nunca chega. A correspondência trará informações sobre a sua pensão em decorrência de serviços prestados ao governo. Enquanto a espera se prolonga por mais de 25 anos, a situações em sua casa vai piorando a cada novo dia.
Com a mulher doente e sem ter o que comer, o pobre homem deposita suas esperanças em um galo herdado de seu filho. O galo de briga é a única esperança, além da chegada do tal documento, de pagar as contas e conseguir alimentar a família.
1.      El otoño del patriarca

O Outono do Patriarca (El otoño del patriarca em castelhano) Este romance é considerado uma fábula centrada na saudade do poder, cuja ação se desenvolve num país fictício nas margens do Mar das Caraíbas governado por um ditador, um general ancião, que recria o estereótipo das ditaduras da América Latina do século XX, quanto à concentração do poder num militar só.
Neste livro García Márquez elabora largos parágrafos sem pontos, entrelaçando pontos de vista narrativos distintos; numa espécie de monólogo múltiplo em que os intervêm vários elementos não identificados.

1.      O General em seu Labirinto

 "O General em Seu Labirinto" é o relato dos últimos dias da vida do Libertador. Sem amigos, consumido pela tuberculose, Bolívar delira. Sua mente febril é como um labirinto no qual se misturam visões e lembranças, e a partir deste emaranhado de idéias García Márquez reconstrói o passado de um continente.

1.      Notícia de um Seqüestro


O livro trata de diversos raptos, aprisionamentos e eventuais liberações de algumas figuras proeminentes na Colômbia no começo da década de 90 pelo grupo Cartel de Medelín, operado por Pablo Escobar.
O livro começa com o sequestro de Maruja Pachón e Beatriz Villamizar de Guerrero em 7 de novembro de 1990. Depois, ele analisa o primeiro de uma série de sequestros relacionados. Em 30 de agosto de 1990, Diana Turbay, diretora do programa de notícias televisivo Criptón e da revista Hoy x Hoy, foi raptada com quatro membros de sua equipe de notícias.
Outros seqüestros relatados são os ocorridos em 18 de setembro de 1990, quando Marina Montoya e Francisco Santos Calderón, editor chefe do jornal El Tiempo, foram raptados.


1.      La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada

A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada é um conto de Gabriel García Márquez, que deu também o nome à obra que reúne este e um conjunto de outros contos fantásticos onde o autor mistura acontecimentos surreais a detalhes do quotidiano de pessoas pobres, geralmente pescadores. Destaques para o conto "O afogado mais bonito do mundo" e "O Anjo idoso".

1.      A Sesta de Terça-Feira


O show de fantasia da obra de Gabriel García Márquez fez do escritor colombiano o grande mestre do realismo mágico, Prêmio Nobel de Literatura e símbolo de uma das mais marcantes correntes da Literatura Contemporânea. O universo criativo e encantado do autor de Cem anos de solidão, Doze contos peregrinos, O general e seu labirinto, Amor nos tempos de cólera e Crônica de uma morte anunciada agora está ao alcance dos jovens.


1.      A Revoada : O Enterro do Diabo, de Gabriel García Márquez

Só quem leu Cem Anos de Solidão para saber o que é sentir saudade de Macondo - cidade fictícia e fantástica criada por Gabriel García Márquez - quando escreveu a saga da família Buendía. Mas, pense em alguém que retorna à terra natal e a encontra diferente, mostrando que nela a vida continuou sem ele, e pense mais além, e se esse alguém pudesse voltar no tempo e conhecer a cidade antes de ter passado por ela. Explicando essa viagem toda: existia Macondo antes de Cem Anos de Solidão? A resposta óbvia, e que eu nem sequer desconfiava é sim, Macondo já foi tema do primeiro livro de Gabo, A Revoada : O Enterro do Diabo. Só que neste pré-adendo, o foco é em outra família, mais especificamente o complicado enterro de um personagem que é odiado por toda a cidade. O livro revela que Gabo era grande já no seu primeiro trabalho, utilizando bem algumas técnicas, como as da mudança de narradores (um velho, uma viúva e um garoto) e repetição (num interessante efeito de bailarina de corda). O livro foi publicado em 1955 e seu título original é La Hojarasca que significa, literalmente, a folharada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário